M0N0

Mono, gráficos sobre qualquer coisa



É muito fácil ter acesso a dados hoje em dia. Já é assim faz algum tempo. Mas o que fazer com esses dados?

Às vezes, dados são bons o suficiente para jornalistas contarem uma história, escreverem um furo de reportagem, encontrarem uma notícia. Para isso, veículos jornalísticos valem-se do chamado jornalismo de dados, que nada mais é do que o dado como o guia da reportagem - em vez, digamos, de uma dica de uma fonte, de uma declaração, de um documento.

Outras, os dados servem para engrossar o contexto de uma reportagem. E, no fim dessa escala, às vezes os dados apenas são interessantes por eles mesmos, sem necessitar de uma grande metodologia jornalística por trás.

É nesse contexto que nasce o Mono, um banco de gráficos sobre qualquer coisa. O Mono ainda é um protótipo e nasce para dar lugar a dados e gráficos que podem não levar a uma grande reportagem específica, mas trazem algum tipo de conhecimento mesmo assim.

Alguns gráficos serão mais simples e direitos, outros podem até ser mais elaborados.

Esse experimento tem como base alguns projetos semelhantes em outros países, principalmente o Atlas, do Quartz. Mas também podemos encontrar referências como o FT Visual Journalism, do Financial Times e o Bloomberg Graphics, entre alguns outros.

Levem em conta que ainda vamos melhorar essa plataforma, inteiramente baseada em Jekyll, uma ferramenta de código aberto. Com o tempo, vamos acrescentando novos recursos a ela, a fim de aprimorar a experiência do usuário.

E considerem também que o Mono vai ser baseado em buscas diretas, baseadas em tags e categorias, e não em navegação por subeditorias. Não pretendemos colocar uma página para cada categoria que criarmos. O interesse do usuário é que guiará o que ele quiser ver.

Breve nota sobre o nome do projeto: “Mono” pode ser muitas coisas, mas também significa “macaco” em espanhol. A ideia é de que pulemos de galho em galho, com gráficos e dados sobre de qualquer assunto.

Fica um alerta, no entanto, que, como qualquer protótipo, esse projeto busca se provar como algo viável, sem futuro certo. Só esperamos encontrar interesse entre, não apenas aqueles que acompanham o jornalismo e suas ramificações, mas também entre consumidores de notícia de uma maneira geral.

O Mono é um projeto da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab.


Ainda estamos construindo as funcionalidades e páginas desta plataforma. Se tiver qualquer dica ou notar alguma coisa de errado, entre em contato