M0N0

Quem são os escravocratas modernos do Brasil?

Crédito: Lilo Clareto/Repórter Brasil

Por Sérgio Spagnuolo Arquivado em Brasil Especial

Fazendas no Brasil lideram lista de trabalho escravo


As fazendas no Brasil representam os principais estabelecimentos onde são encontrados trabalhadores em situação análoga à de escravidão, de acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho, obtidos e divulgados pela ONG Repórter Brasil e pelo jornalista Leonardo Sakamoto.

Grafico escravos modernos categorias

Pela descrição na lista, que mostra 250 empregadores autuados, não está claro qual a atividade que esses trabalhadores exerciam nas fazendas (seja cultivo, extração, minério etc), mas é possível sugerir que o cultivo figura entre uma das principais funções.

É possível também saber que pessoas físicas compartilham uma grande parte das transgressões.

Grafico escravos modernos gênero

De acordo com análise do Volt Data Lab feita a partir dos nomes e CPFs dos autuados, homens foram responsáveis por colocar 1.595 trabalhadores em situação de escravidão moderna, 48% do total, praticamente empatados com as pessoas jurídicas. Mulheres representaram quase 4% dos empregadores autuados.

Quanto aos Estados onde esses trabalhadores forem encontrados, como se poder ver no mapa abaixo não se trata de uma questão onde isso ocorreu, mas onde não ocorreu.

Grafico escravos modernos gênero

Referências